INTRODUÇÃO

Sejam bem-vindos a minha página! Aqui, iremos discutir e analisar alguns fatos e curiosidades sobre animais e suas habilidades. A proposta é simples: Abaixo, você terá acesso a informações sobre aqueles animais com as características mais respeitáveis da natureza. Para cada título, iremos sintetizar alguns dos animais com as melhores habilidades, de acordo com a categoria que se insere. É importante lembrar que os animais não estão arranjados em ordem, pois serão selecionados apenas aqueles mais curiosos. Apresentado o blog, vamos aos bichos!

domingo, 17 de agosto de 2014

AS PIORES MORDIDAS



MOSQUITO

O mosquito é uma praga para nós poque segue o rastro de dióxido de carbono da respiração. Apesar de seu nome ser masculino, é a fêmea quem suga o sangue, e embora apenas pique, é um dos maiores mordedores do reino animal. Está nesta lista porque a picada da fêmea pode ser perigosíssima. Sua boca é um laboratório de doenças, na qual a mais letal é a malária: 1 em cada 17 doentes com malária morre. A sua estranha boca é uma combinação de canivete, agulha e aspirador.



COBRA


Sua mordida é fatal porque os dentes das cobras venenosas são semelhantes a agulhas hipodérmicas. Até os filhotes são perigosos. Embora apenas 10% das cobras sejam venenosas, é melhor evitar sua presença em qualquer situação. Elas também têm articulações no crânio e ossos com ligamentos elásticos, possibilitando por exemplo, a sucuri, cobra natural da Amazônia, abrir a boca o suficiente para engolir uma capivara inteira.



MORCEGO-VAMPIRO

Mordedores sedentos de sangue realmente existem. O morcego-vampiro, nato das Américas central e do sul, usa a estratégia de retirar o sangue da presa sem acordá-la, já que eles possuem um anestésico na saliva. Como possui menos dentes que os outros morcegos, ele não precisa mastigar, apenas lamber a refeição, e a presa nem percebe nada.




CÃES

Todo ano, só nos Estados Unidos, estima-se que quase 5 milhões de norte-americanos são mordidos e que cerca de 17 são mortas por cães. Eles matam mais que os ursos cinzentos, os aligátores e as aranhas juntos. Os cães estão nesta lista porque sua mordida não se difere do seu ancestral, o lobo: seus dentes são capazes de triturar ossos. É por isso que existem profissionais totalmente treinados nessa área. Atualmente, dentistas veterinários podem dividir os caninos de cachorros de porte grande (portanto, perigosos) fazendo com que estes tenham uma mordida menos perigosa. Além disso, esse procedimento afeta o psicológico do animal, e ele fica mais brando.



HIPOPÓTAMO

            Embora possam parecer graciosos em suas jaulas, fazer contato com um hipopótamo pode ser a última coisa a se fazer na vida. Eles estão nesta lista porque podem dividir uma pessoa ao meio, e são os animais que mais matam humanos, ultrapassando os leões, tubarões e cobras. São extremamente territoriais, por isso são tão perigosos. Uma habilidade interessante é que conseguem abrir a boca a 150 graus, uma boca cheia de dentes de mais de 30cm e afiados como lâminas: apenas uma mordida é capaz de matar. A boca do macho pode ser aberta de uma maneira a alcançar 1m e 20 cm de altura.



Sua boca interessa tanto aos cientistas que inspirou os primeiros dentistas. Houve uma época que os dentes postiços eram feitos com o marfim dos hipopótamos, aliás, foi um hipopótamo que possibilitou o sorriso de George Washington. Como são seres herbívoros, não comem pessoas, apenas mastigam e arrancam seus membros.



O CAMPEÃO

            O tubarão-branco é o animal com uma boca letal: são cerca de 3000 dentes de 7cm dispostos em várias fileiras. Sua mordida tem uma força fenomenal de 2.800kg/cm². Mas surpreendentemente ele não é o animal campeão desta lista. Na década de 1960, um submarino nuclear foi forçado a voltar a sua base por causa de um ataque à proa que arrancou um pedaço de 5cm de largura e 6cm de comprimento. Essa mordida radical era a de um tubarão-charuto (Isistius brasiliensis). Ele é o campeão desta lista porque para seu tamanho, tem os maiores dentes de todos os tubarões, e apesar de ser o menor tubarão, sua dieta é composta não de submarinos, mas de baleias. Na verdade, pedaços de baleia, já que esse tubarão arranca uma pequena parte do enorme corpo de baleia sem que ela perceba.





OS MAIS FORTES

GORILA DAS MONTANHAS


O gorila é um dos animais mais fortes do mundo. Se tivéssemos uma força como a desse primata, seríamos capazes de levantar mais que duas toneladas, o mesmo que dois carros. É uma pena que estes grandes e incríveis primatas estejam em risco de extinção.








MEXILHÃO


O mexilhão não tem cara de ser um dos animais mais respeitáveis, principalmente quando o requisito é força. Mas imagine você, um pequeno molusco, ter de suportar a força das ondas bantendo com toda força na rocha em que você se segura. Além de usar seu “pé muscular”, o mexilhão, ao envelhecer, desenvolve uma “barba” com força própria, os chamados bissos. Estes bissos possuem uma cola que permitem ao molusco ficar preso à rocha durante toda a sua vida.




SUCURI


A sucuri está nesta lista porque com sua força  é capaz de espremer qualquer animal. Ela é a cobra mais pesada de todas, com mais de 400kg; e como pode crescer até a o momento de sua morte, atingindo mais que 9 metros, uma sucuri pode espremer um ônibus escolar. Imagine você sendo esmagado por um abraço de meia tonelada, provavelmente você morreria por asfixia, pois cada vez que tenta respirar, a assassina aperta mais o seu corpo.








ELEFANTE AFRICANO


O Elefante africano é o mamífero terrestre mais forte do planeta. Não é de surpreender, afinal, é enorme e pesa cerca de 5 toneladas. Nada fica em seu caminho. Se você usa gravetos para coçar suas costas, o elefante africano utiliza árvores. Apenas sua tromba é capaz de levantar mais de 250kg, composta somente de múscilos, separada em 100.000 unidades controláveis, tornando desse “narigão” tão versátil quanto a mão humana.




O CAMPEÃO


Comparativamente, o bisouro rinoceronte é basicamente o animal mais forte do planeta. Com sua força, calcula-se que seja capaz de levantar 800 vezes o próprio peso. Isso equivale a um humano levantando um tanque de 65 toneladas. O segredo dessa força está no seu corpo de inseto. O exoesqueleto permite que o besouro possua mais espaços para serem preenchidos por músculos, por isso, comparativamente, ele tem muito mais  que nós. 





OS MAIS RÁPIDOS

BASILISCO

Esse lagarto pode não parecer rápido, mas se ficar assustado, pode correr anormalmente: ele corre tão depressa que é capaz de andar sobre a água. Essa proeza não é impossível de ser atingida, nem as leis da física impedem, pelo menos quando se corre a incríveis 3 metros por segundo. Além de poder alcançar essa fenomenal rapidez para seu tamanho, o basilisco conta com outros acessórios anatômicos: em suas patas, existem várias escamas modificadas, adaptadas a agarrar pequenas porções de água, conferindo ao lagartinho a habilidade de correr sobre a água.
 





MINHOCA


A minhoca está nesta lista porque é o animal sem pernas mais veloz do mundo. Elas também são muito comilonas, pois “comem” seus túneis. Tudo o que precisam para se locomover são suas minúsculas cerdas, que agarram a terra e empurram seu corpo, permitindo uma rápida locomoção pela terra. 15 metros por hora pode não parecer muito, mas tente você se locomover por túneis fechados sem braços nem pernas.








CAMARÃO-ESTALO


O camarão-estalo tem esse nome porque utiliza de sua pinça para abater suas presas, não para beliscar, mas sim para atordoar. Acontece que ele bate as patas dianteiras tão rapidamente que não é possível ver a olho nu, são menos que incríveis 4 milissegundos. Isso é tão depressa quanto uma bala, e comparativamente, causa quase que o mesmo estrago. Quando o camarão estala suas pinças, é possível ouvir um ruído, que antigamente se achava que é causado pelo estalo. Na verdade, o que acontece é que ele estala tão rápido que se cria uma bolha de ar, e quando ela explode, cria uma onda de choque, causando um som de estouro.







FALCÃO-PEREGRINO

Em queda livre, é possível atingir 160 quilômetros por hora apenas com a ação da gravidade. Mesmo assim, quem pratica bungee jumping pareceria parado se comparado a um falcão-peregrino: seu mergulho de 320km/h faz dele o animal mais rápido do céu. O que diferencia os falcões das demais aves de rapina é o fato de terem evoluído no sentido de uma especialização no voo em velocidade (em oposição ao voo planado das águias e abutres e ao voo acrobático dos gaviões), facilitado pelas asas pontiagudas e finas, favorecendo a caça em espaços abertos – daí o fato dos falcões não serem aves de ambientes florestais, preferindo montanhas e penhascos, pradarias, estepes e desertos.







O CAMPEÃO


O animal mais rápido do mundo pode ser encontrado quase que em qualquer lugar. A cicindela ou besouro-tigre é um pequeno foguete. Além de ser o inseto mais veloz, é também um dos mais ferozes. Essa agressividade é o que lhe esse apelido. Ela corre a uma velocidade de 8km/h, o que pode não parecer nada rápido, por isso é possível alcançá-la a passo ligeiro. Só que se ela tivesse o tamanho de um humano, apenas um carro de corrida seria capaz da alcançá-la, pois com sua velocidade de quase 500km/h, ela venceria os primeiros 100 metros em apenas meio segundo. Na verdade, tal habilidade lhe prejudica em um requisito: a cicindela é tão veloz que é “cega”. É possível perceber, ao observá-la em sua caça, que ela corre um pouco, e depois para. Isso acontece porque seus olhos só funcionam bem quando está parada, e quando começa a correr, os grandes olhos não conseguem processar informação rápido o bastante para enxergar o que há a sua volta. Ou seja, ela literalmente corre às cegas.